Conhecida nacionalmente como “Terra do Papangu”, Bezerros surgiu em 1740, quando foi implantado um comércio de gado, iniciando um povoamento no local. Muitas versões da história tentam explicar o nome do município, sendo que o primeiro diz respeito ao sobrenome da Família Bezerra, proprietária de terras na região. A segunda e mais conhecida versão da história, é que um dos filhos da Família Bezerra se perdeu na mata e após uma promessa feita a São José, a criança foi encontrada com vida debaixo de uma árvore, local onde, no futuro, foi erguida a capelinha de devoção a São José dos Bezerros.
Atualmente, Bezerros é formada pelos Distritos de Sapucarana, Boas Novas, Sítio dos Remédios, Cajazeiras, Areias e, o mais famoso deles, a Serra Negra, ponto turístico apontado como uma das maiores belezas do município e até do Nordeste. O local atrai turistas de todo o país que visitam Bezerros para desfrutar da culinária regional e as baixas temperaturas que o povoado oferece nos meses de inverno.
O município tem uma população de aproximadamente 60 mil habitantes. A economia consiste na agricultura, sendo um dos maiores produtores de tomate da região e também destacando-se pela fabricação de bolos e doces.
Formação Administrativa
A resolução régia de 22 de Novembro de 1805 criou o Distrito dos Bezerros. O município surgiu em virtude da Lei Provincial de nº 619 de 9 de Maio de 1865. Essa lei foi suprimida mais tarde pela Lei Provincial de nº 720 de 20 de Maio de 1867 e restabelecida outra vez pela Lei nº 919 de 18 de Maio de 1870, quando permaneceu sendo município, tendo sua área desmembrada do município de Bonito. Com três anos depois, a 9 de Janeiro de 1873, foi reinstalada a comuna.
A vila dos Bezerros passou a cidade em 20 de Maio de 1881, por força da Lei Provincial nº 1560. Por ocasião da Divisão Administrativa de 1911, o município dos Bezerros figurava com os distritos da Sede, de Camocim e de São Miguel, e na segunda Divisão de 1933, lhe foi acrescido Sapucaia. Mais tarde o distrito de Camocim passou a ser Camocituba; São Miguel passou a ser Sairé e Sapucaia passou a ser Sapucarana, isto em obediência ao Decreto Lei Estadual nº 952 de 31 de Dezembro de 1943.
Em 1953, a 29 de Dezembro, em virtude da Lei Estadual nº 1818 daquela data, extinguiu-se o distrito de Camocituba e criou-se o município de Camocim de São Félix. Isso deixou o município de Bezerros formado pelos distritos de Bezerros (Sede), Sairé e Sapucarana.
Em 20 de Dezembro de 1963, por força da Lei Estadual nº 4942, o Distrito de Sairé foi elevado à categoria de município, deixando assim o município dos Bezerros com os distritos: Sede e Sapucarana. Através da Lei Municipal nº 18 de 30 de Dezembro de 1968, o município criou ou deu forma de Distrito ao local de Boas Novas. 18 de Maio – Emancipação política de Bezerros.
Geografia
Localiza-se a uma latitude 08º14’00” sul e a uma longitude 35º47’49” oeste, estando a uma altitude de 470 metros. Sua população estimada em 2010 é de 58.675 habitantes e possui uma área de 492,56 km².
Limites
Norte: Cumaru e Passira.
Sul: São Joaquim do Monte e Agrestina.
Oeste: Riacho das Almas e Caruaru.
Leste: Gravatá, Sairé e Camocim de São Félix.
Hidrografia
O município está inserido nas bacias do Rio Ipojuca. Rio Sirinhaém e Rio Capibaribe.
Clima
O clima da cidade é o semiárido, porém, com alguns trechos de tropical de altitude.
Distritos
Boas Novas
Sapucarana
Encruzilhada
Povoados
Cajazeiras, Fazendinha, Jurema, Poção, Serra Negra, Sítio dos Remédios.
Relevo
O município está inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema. Tem seu ponto culminante no povoado de Serra Negra, onde a altitude chega a 957m.
Vegetação
A vegetação do município é composta por caatinga hiperxerófila e mata atlântica.